terça-feira, 15 de junho de 2010

Galvão Bueno

Alô amigos! Jô Soares entende muito de jazz, mas quando vai entrevistar músicos de rock, sempre fala bobagem. Galvão Bueno é assim. Um amante  assumido do automobilismo, ao narrar futebol sempre solta algumas pérolas que acabaram depois de vários colares rendendo a ele um lugar merecido (ou não) nos assuntos mais comentados no Twitter, com o sonoro “Calaboca Galvão!”

Não é por menos, Galvão procura briga. Como diria Piquet: “O Galvão tenta adivinhar o que a gente está pensando... ele dizia que eu estava concentrado no cockpit, eu na verdade estava dormindo, tinha chegado cinco da manha no hotel”. Ou seja. um misto de pouca informação, nenhuma criatividade  e falta de assunto fazem a pauta do narrador quatrocentão da Globo.

Já nessa Copa, na última cobertura de Brasil X Coreia do Norte, na falta de um bom jogo ele foi o grande bobo da corte. Passou de fã à crítico, lance à lance, criou terror antes de gols e tranquilidade antes de contratempos. Disparou seus bordões numa velocidade surpreendente.

Tudo bem. Galvão Bueno é o cara que todo mundo adora odiar. Ele é, mais que uma pessoa, um personagem. Galvão, Arnaldo, Falcão e Casagrande são uma espécie de Irmãos Marx, ou para nós brazucas, Os Didi, Dedé, Mussum e Zacarias do futebol. Feitos pra rir e refletir, mas nunca levar à sério. Ou você leva futebol à sério?

4 comentários:

  1. Por isso que eu digo: Assistam futebol na Band! O Galvão não chega nem a ser engraçado...

    ResponderExcluir
  2. Se o Galvão fosse uma indústria, seria uma produtiva e inesgotável fábrica de clichês.

    ResponderExcluir
  3. Mas, Daniel, nos jogos que o Galvão narra na Globo, quem narra na Band é o Luciano do Valle auxiliado pelo Neto, dois chatos de galochas.

    O que vale mesmo a pena é achar uma rádio boa e tirar o som da TV... Eu achei a Rádio Bandeirantes, com Zé Silvério e Mauro Beting. Muito superior a esse pessoal que tá na TV.

    ResponderExcluir
  4. Quando a Band começa a me encher, eu desligo o som da TV e procuro um rádio. Assistir fuebol na Globo com narração do Galvão nem é mais opção pra mim.

    Só ele ainda não se ligou que o CALA BOCA GALVÃO não é brincadeira, o povo não curte ele mesmo... tsc tsc

    ResponderExcluir